sábado, 5 de setembro de 2020

Quinta do Sobreiró de Cima 2009 Tempo

O primeiro licoroso DOC Trás-os-Montes


Foi preciso esperar algum "Tempo", mas a Quina de Sobreiró de Cima lançou o primeiro fortificado DOC Trás-os-Montes. Feito a partir de um lote de castas típicas da região, teve estágio de 10 anos em barricas usadas de um Porto 20 anos.

A cor ainda tem tom avermelhado, mas já pontuam os tons acastanhados, típicos de um vinho tinto em estágio oxidativo. O nariz é doce, notas de alfarroba, caramelo,  toffee, erva doce, num estilo meio-doce (~120g de açúcar por litro), untuoso e macio, com acidez moderada, não tem muita persistência mas tem elegância e equilíbrio.

Louvo este esforço, não é fácil para um produtor entrar neste tipo de vinhos, não só por ser o primeiro, mas sobretudo pelo Tempo que eles necessitam, com todo o esforço associado. Contudo, penso que a região merecia um vinho assim, que outros possam seguir o caminho, há potencial para fazer bons fortificados nesta região. 

A minha pergunta é: Como será que este vinho vai resistir ao Tempo? Até lá, provem, a solo ou com Terrincho Velho, umas sobremesas de ovos, ou a mordiscar uns figos secos.

#avinhar

Sem comentários:

Enviar um comentário