segunda-feira, 6 de julho de 2020

Sauska 2003 Aszú Essencia

A essencia de Tokaj

Para quem não conhece, Tokaj são vinhos húngaros, colheitas tardias, que resultam em vinhos doces, sendo os "essencia" os vinhos na classificação desta denominação. Este foi o meu primeiro essencia, já tinha tipo oportunidade de provar os 5 e 6 puttonyos, também bastante doces, mas abaixo em termos de grau de doçura.

A cor é carregada, um leve âmbar, límpido e brilhante, um vinho de aroma doce, claro, com notas de marmelo, fruta em passa, cedro, açúcar amarelo / mascavado, tudo doce mas sem ser cansativo. Em boca, um vinho untuoso, muito doce, mas com uma frescura salivante, concentrado e muito persistente. Nota para os 8% de álcool, que é mais do que suficiente para este estilo de vinho, e que o torna ainda mais guloso.


A garrafa é relativamente pequena (375ml) para que não seja assim tão caro, ainda assim, são vinhos dispendiosos (mas perfeitamente compreensível, pela raridade, pelo rendimento das uvas, ...), pelo que, não tive muita quantidade para explorar muitas opções gastronómicas. Joguei pelo seguro, foi de sobremesa, e com queijos, gosto particularmente deste estilo de vinhos com queijos como o Stilton, ficando bem, de uma forma geral, com queijos intensos e curados.

#avinhar
#vinho #colheitatardia #podridaonobre #hungria
#tokaj #essencia #hungary #wine #lateharvest #noblerot 

Sem comentários:

Enviar um comentário