domingo, 8 de março de 2015

Vinhos no feminino

Hoje celebra-se o Dia Internacional da Mulher e por isso, falo de Vinhos no Feminino.



O mundo do vinho já foi exclusivo de homens, mas felizmente, tem cada vez mais a participação das mulheres. Elas dão cartas na Viticultura e Enologia, na Crítica, na Gestão e liderança de empresas do sector e também no Consumo. 

Na área da Viticultura e Enologia, é cada vez mais frequente ver Engenheiras no campo e na Adega, com lugares de destaque, e em muitas situações, verdadeiros casos de sucesso. Em Portugal temos já um leque bastante alargado de enólogas de sucesso, como por exemplo, a Susana Esteban, Filipa Pato ou Sandra Tavares da Silva.

Também na escrita / crítica há mulheres, e algumas com peso internacional. Veja-se o caso de Jancis Robinsos, Master of Wine, que influencia milhares de pessoas com as suas notas de prova e artigos publicados. Em Portugal há também bastantes escritoras e jornalistas nesta área, tendo cada vez mais influência no sector.

Na gestão de empresas também começa a ser frequente ver mulheres a liderar empresas de sucesso. Veja-se o exemplo de Olga Martins, recentemente condecorada com o grau de Oficial da Ordem do Mérito Empresarial, que lidera o projecto Lavradores de Feitoria na região do Douro.

Relativamente a consumo, também é cada vez mais recorrente ver senhoras nas feiras, a provar, a querer conhecer, a decidir e a comprar, seja no supermercado / garrafeira ou no restaurante.

Resumindo, o vinho está cada vez mais no feminino, mas feminino é também um adjectivo comum para vinhos. Pergunto-me: O que raio é que isso significa? É delicado? É elegante? É perfumado? Não sei ao certo, apenas posso deduzir que será o oposto de um vinho musculado, rude, intenso, mas é apenas uma suspeita e essa discussão fica para outras núpcias...

Seja qual for o significado de vinho feminino,  o vinho não tem sexo, e deve ser apreciado por todos, por eles e por elas. Parabéns a todas as mulheres e Feliz Dia Internacional da Mulher.

Avinhado a 8 de Março de 2015.




Sem comentários:

Enviar um comentário