terça-feira, 30 de junho de 2020

Quinta de Pancas tinto 2016 Merlot Special Selection

Um Merlot para quem acha que não gosta de Merlot



Merlot é uma das castas mais famosas do Mundo, e ao mesmo tempo, é uma das mais desvalorizadas, não sei se ainda é o fenómeno "sideways" onde a Merlot é retratada como uma casta para vinhos menores. Contudo, esta é uma variedade muito importante no mundo, com especial destaque para a região de Bordéus, onde é uma das principais variedades, sendo a casta base de alguns vinhos muito famosos, sem fazer publicidade, basta procurar os grandes vinhos de Pomerol.


Regressando a Portugal, e em particular à Quinta de Pancas, este é um produtor que tem tradição em castas estrangeiras, tendo no passado lançado vários monocastas, como o Cabernet Sauvignon (a outra casta de referência da região de Bordéus). Este 2016 é a mais recente edição do Merlot Special Selection, uma espécie de topos de gama dos monocastas, é um Regional Lisboa (14,5%), de cor ruby intenso, mas não opaco, com aroma frutado, com fruta preta madura, madeira, cacau e algum tabaco fresco, nota fresca vegetal de rama de tomate, um conjunto complexo e fresco. Um vinho encorpado, de tanino firme mas maduro, seco mas com boa frescura, barrica discreta, num conjunto com concentração mas equilibrado, frutado mas com boa frescura, de barrica mas tudo bem integrado. 


Um grande Merlot, para acabar com o preconceito moderno sobre o Merlot, ideal para quem acha que não gosta de Merlot, e claro, para os fãs de (bons) Merlot.


#avinhar

#vinho #merlot #lisboa #alenquer #portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário