sexta-feira, 26 de junho de 2020

Monte da Ravasqueira tinto 2013 Nero d'Avola

O sul de Itália no sul de Portugal



Não, não pretendo fazer comparações entre o Alentejo e a Sicília, e não vou fazer muitas considerações sobre isso, mas é um facto que o Nero d'Avola é a casta típica da Sicília, em Itália, uma variedade muito bem adaptada a climas quentes, frequentemente utilizada em lotes pela sua cor profunda, e com muita fruta para dar, com notas típicas a fazerem lembrar ameixa madura.

Este é um vinho do Monte da Ravasqueira, um produtor bem conhecido do Alentejo, mais propriamente perto de Arraiolos. Um vinho Regional Alentejano (13,5%), com 16 meses de estágio em barricas de carvalho francês, que apresenta uma cor profuda, sem sinais de evolução, um nariz com alguma fruta madura, componente mentolada que lhe dá frescura e notas de torrefacção. Um vinho encorpado, moderno no sentido de ter uma fruta apelativa, contudo, uma belíssima frescura por trás, barrica ainda perceptível mas perfeitamente integrada, sem excessos, um vinho que me faz pensar mais em Dão do que em Alentejo.


Em grande momento de consumo, ainda predominantemente primário mas já com algum polimento destes anos de garrafa. Deixo uma sugetão gastronómica, Sugestão gastronómica de um piano no forno, com batata assada, a mim soube-me muito bem.

#avinhar

Sem comentários:

Enviar um comentário