sábado, 30 de maio de 2020

Vai um cachorro-quente?


E com que vinho?



Não sou propriamente fã desta iguaria do fast-food, é quase tudo altamente processado, a salsicha, o pão, a batata frita, o ketchup e a maionese... Feitos aqui em casa, levaram ainda cebola cozida e cenoura ralada, para dar um toque caseiro e de fracura. A questão que coloco é: Quem vinho para acompanhar este prato?

Escolhi uma novidade da Duorum, o Tons 2019 rosé (DOC Douro, 12%) um lote das castas Touriga Franca, Touriga Nacional e Tinta Roriz, que apresenta uma cor salmonada, aroma frutado, fruta vermelha a lembrar morango, fruta branca de caroço a lembrar pêssego e notas florais e cítricas doces. Um vinho seco, ligeiro açúcar residual mas muito bem equilibrado com a acidez, num registo frutado mas fresco, simples mas muito prazeroso, muito versátil à mesa.


A combinação é claramente vencedora, o frutado e leve adocicado do vinho ligam na perfeição com os elementos doces do prato (o pão, o ketchup), havendo uma boa conjugação entre a fruta vermelha e a salsicha, com frescura para manter o palato sempre disponível para mais uma dentada. Um rosé versátil (como muitos deles), para pratos levemente adocicados com sushi, cachorros quentes ou pizza. Também será muito boa companhia para um frango no churrasco. Vem aí o Verão, dê espaço e divirta-se com alguns rosés.

#avinhar
#enogastronomia 
#vinho #rose #douro
#portugal #wine #pairing

Sem comentários:

Enviar um comentário