Uma região que teima em se afirmar
Portugal é um país pequeno em dimensão, com alguma diversidade, é verdade, dizemos que temos muitas castas e muitas regiões e denominações, mas não são assim tantas, são 14 regiões, com 31 denominaçoes de origem controlada (DOC). Apesar de não serem muitas, há umas mais populares do que outras, e Trás-os-Montes é daquelas que claramente não é das mais populares, mas seguramente não pela falta de qualidade. É uma região com um potencial incrível, que há anos que se diz que é uma região emergente, mas que teima em descolar e em se destacar.
São vários os motivos pelos quais tento acompanhar o que se faz na região, há um leque de produtores dos quais gosto muito do trabalho, é uma região onde se faz bom vinho (também há mau, com em qualquer região do mundo), e muitos dos vinhos têm um grande potencial de envelhecimento, e esse é o mote que le traz a este vinho.
Um Grande Reserva branco, da colheita de 2015, de um produtor que é referência na região, a Quinta de Arcossó. Um vinho DOC Trás-os-Montes, com 13% de álcool, que resulta do lote das castas Arinto (60%) e Alvarinho (40%), com estágio em barricas de carvalho francês. Há cerca de 2 anos e meio tive oportunidade de conhecer o vinho, como podem ver aqui, e abrir mais uma garrafa há uns dias. É incrível como o vinho parece jovem, como se tivesse sido lançado para o mercado há meia dúzia de meses, e trata-se de um colheita 2015!
Na cor apresenta uma tonalidade palha, límpido e brilhante, como se fosse um vinho da colheita mais recente, com um aroma muito cítrico, com lima e limão, alguma madeira, acompanhado de sugestão de baunilha e especiaria, tropical com ananás maduro, maracujá, tudo fresco, jovem, ao mesmo tempo complexo apesar das dominantes e quase exclusivas notas primárias que apresenta. Em boca, um vinho incrívelmente fresco e mineral, seco e fruta discreta mas robusto, leve cremosidade e barrica quase imperceptível, grande persistência, um vinho de grande nível e de grande longevidade.
Gosto muito de vinhos assim. Tem qualidade, tem potencial de evolução, tem um preço correcto e sem expeculações, tem tudo para dar certo, e assim espero que seja, como espero dias melhores para todos nós.
Gosto muito de vinhos assim. Tem qualidade, tem potencial de evolução, tem um preço correcto e sem expeculações, tem tudo para dar certo, e assim espero que seja, como espero dias melhores para todos nós.
#avinhar
#vinho #tras-os-montes #grandereserva
#portugal #wine
#velhossaoostrapos
Sem comentários:
Enviar um comentário