terça-feira, 28 de abril de 2020

Villa Oeiras (Rótulo Branco)

Um generoso que é obrigatório conhecer


Para quem nunca ouviu falar, existe uma Denominação de Origem Controlada (DOC) chamada Carcavelos. Trata-se de uma denominação exclusiva para vinhos fortificados, podendo desta forma ostentar a designação "vinho generoso", localizada na região de Lisboa, em particular, em algumas freguesias dos concelhos de Oeiras e Cascais.

Os vinhos Villa Oeiras são produzidos pela C. M. Oeiras, sendo este "rótulo branco" o seu "entrada de gama", um vinho que resulta de um lote de vinhos de vários anos, com uma média de idades de 7 anos, vinhos com estágio em barricas de carvalho, com um PVP que rondará os 18€.

Aromas de frutos secos, amêndoa e nozes, fruta seca, como figos em passa e damascos, notas doces de barrica, baunilha e toffee, um verdadeiro bouquet. Um vinho num estilo meio-seco, boa frescura e persistência, de equilíbrio, um vinho guloso e de fácil consumo, muito versátil à mesa.

Tenho feito algumas harmonizações com este vinho, tendo sido a última uma Perdiz à Convento de Alcântara, e outra também já aqui publicada, a acompanhar uma Alheira frita com ovo. Divirtam-se, o vinho merece, o nosso palato também!


#avinhar
#vinho #generoso #fortificado #carcavelos
#portugal #fortified #wine

Sem comentários:

Enviar um comentário