domingo, 26 de janeiro de 2020

Jacques Lassaigne 2009 brut nature Millésime Blanc de Blancs

um local fora dos clássicos Champagne


Montgueux é uma pequena localidade a sul da região de Champagne, afastada das clássicas Montagne de Reims, Côte de Blancs ou Valée de la Marne que são consideradas as clássicas, o "centro" da região de Champagne. Segundo Peter Liem, Vinhas plantadas nos anos 60, tendo sido este um dos primeiros produtores a instalar-se nesta região.


Leve dourado de cor, aroma com alguma evolução, do seu estágio, brioche, nota fumada, mineral, massa pão, um vinho tenso mas cremoso, bem fresco e mineral, bolha delicada, cítrico maduro e fruta cristalizada, mineral, bem seco mas equilibrado pelo tempo, um belíssimo espumante, para apreciar a 14-16 graus, em copo grande, em boa companhia.


Foi um daqueles dias em que apetecia algo especial, para acabar bem o dia, e foi a escolha perfeita, um daqueles casos em que o vinho faz o dia especial, em vez de esperar o dia especial para abrir o vinho... Acompanhou, sem qualquer problema, um (take-away) sushi e sashimi, com frescura e untuosidade perfeitas para este tipo de textura e gordura, com a nota doce de evolução a fazer companhia à doçura deste tipo de cozinha, uma excelente forma de elevar o nível de uma refeição take-away entregue em caixas de plástico (não seria possível passarem a utilizar caixas de cartão?1?)...

#avinhar
#champagne #brutnature #blancdeblancs
#france #sparkling #wine
#enogastronomia #sushi

Sem comentários:

Enviar um comentário