segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Pérolas do Moscatel

Ensaios da casa Horácio Simões, num ano atribulado... 



onde as vinhas foram fustigadas pelo calor e fumo de incêndios. Contudo, a família não baixou os braços e num lógica de experimentalismo, foram feitos várias pequenas experiências, vinhos de uva "queimada", pequenos ensaios de poucas dezanas de litros que são verdadeiras pérolas que poderão vir a revelar novos caminhos para o produtor, para o Moscatel de Setúbal e para a região.

- Queimado 2016
De cor âmbar e aroma intenso, com fumo em evidência e notas de fruta em passa, um vinho num estilo meio-seco, com natural untuosidade, fruta sobremadura mas ligeiro e com alguma frescura.




- Talha 2016

Vinificado numa pequena talha de barro, com cor intensa, âmbar carregado, com aroma doce, compota de ameixa, notas balsâmicas, barro, uva em passa, fumo sempre presente. Um vinho num estilo meio-doce, boa acidez, untuoso mas sem pesar, fruta presente bem como nota fumada, algum tanino que vem do engaço.



- Estufagem 2016

Este talvez o mais invulgar, pelo menos na vinificação, com o vinho a passar por uma espécie de estufagem, ficando vários dias ao sol. Aroma doce, com notas de toffee, madeira, caramelo mais intenso, um vinho num estilo doce, mas equilibrado pela acidez, untuoso.

São pequenos ensaios, sobretudo de técnicas de vinificação que saem dos parâmetros da casa e da região, que relevam resultados interessantes. Quem sabe se um destes ensaios não chega a ver replicado em maior escala?



#avinhar

#vinho #fortificado #generoso #moscatel #setubal
#portugal #fortified #wine

Sem comentários:

Enviar um comentário