É selvagem, mas muito bom!
Uma especialidade do restaurante Toca da Raposa, localizado na Ervedosa do Douro, uma casa onde a comida e os vinhos são tratados com respeito. É um prato intenso, mas apelativo para um dia frio, mas tão guloso e saboroso que se pode comer em qualquer época do ano, principalmente para aqueles que não têm a oportunidade de comer esta especialidade com frequência.
O javali é selvagem, claro, uma carne de caça de sabor intenso, com o pão frito bem ensopado na redução vinho a tornar o prato muito guloso, acompanhado por batata cozida para absorver alguma da gordura, saborosa e
cremosa, tudo rematado com o toque fresco do alecrim. É um prato reconfortante, para quem gosta emoções fortes. Dito isto, lá vem o desafio: Qual o vinho que escolheria para acompanhar este prato?
Tive oportunidade de provar o Quinta do Síbio tinto 2014, um vinho da Real Companhia Velha que resulta do lote das castas Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Francisca e Sousão, com origem na quinta com o mesmo nome, situada no Vale do Roncão na região do Douro, de agricultura biológica. De aroma discreto, um tinto encorpado mas com boa frescura, amplo, concentrado e bem persistente, já com alguma elegância, um vinho que tinha tudo o que era necessário para acompanhar com sucesso este prato.
Avinhado a 11 de Junho de 2017
#enogastronomia #avinhar
Sem comentários:
Enviar um comentário