sexta-feira, 9 de junho de 2017

Panorama

Que panorama!


Um local que quase que vale apenas pela vista, mas cuja comida também está a elevada, não em altura, mas no nível. Um menu de degustação preparado pelo Chef Miguel Paulino:

- Amuse-Bouche
De facto, uma pequena entrada para entreter, literalmente, que brinca um pouco com as percepções, com um "tomate" que não é um tomate, e uma "malagueta" que de picante não tem nada, tudo sobre uma "doce" terra feita de chocolate. Sem saber ao que vinha, ao começar desta forma, achei que haveria "brincadeira" para o resto da refeição...

- As entradas
Várias pequenas entradas que brotam de uma pequena videira, vários sabores e texturas, doces, salgados, fritos, tudo saboroso, mas de destacar as gomas de caldo de carne, um contraste forte entre doce e salgado, que baralha um pouco a mente, que diverte e desafia, uma pequena goma cheia de sabor.
 
- Carabineiro
Um carabineiro feito de três maneiras, todos com sabores típicos deste, delicados e levemente adocicados, com um crocante e uma mousse de beterraba. A confeção não foi perfeita, estando um deles ligeiramente seco, mas ainda assim, um prato de grande nível, delicado, com várias texturas e sabores.


- Bacalhau à Zezinha
Uma espécie de bacalhau à Brás, numa homenagem à sua mãe, acompanhado de um lagostim, com a batata palha muito fina e crocante, o bacalhau e a cebola, o creme de ovo e de azeitona, tudo temperado com uma emulsão de coentros. Um versão moderna do bacalhau à Brás, que soube muito bem quando se mistura tudo no prato, à moda antiga. Delicioso!

- Salmonete à Costa Azul
Um peixe delicado mas muito saboroso, com um cremoso , levemente adocicado e mentolado creme de ervilhas, com o toque da ostra e a textura do presunto. Contrastes doces e salgados, de várias origens e texturas, brilhante, delicado, mas saboroso. Continuo sem perceber a ostra, mas o resto, de grande nível.

- Leitão à 
Bairrada com molho da nossa costa
Eu adoro leitão, não é segredo, mas não é este o leitão ao qual estou mais habituado, e para além disso, quando vejo um leitão desfiado e cheio de coentros, pensei: "Há sempre um prato do qual gostamos menos, e parece-me que é este!". Enganei-me, e muito! Um leitão muito saboroso, cheio de pimenta, muito bem equilibrado com a frescura da cebola roxa e dos coentros, a textura da alface e da batata frita bem fina e crocante. Um prato tipicamente português, rústico, mas servido de forma elegante e delicada, que recomendo vivamente a quem gosta de leitão.


- Pudim Abade de Priscos
Não sou confrade, mas um pudim Abade de Priscos é das poucas sobremesas das quais eu não consigo resistir. Trata-se de um pudim muito especial, com uma textura muito própria, e sobre o qual eu acho que não se deve mexer. A sobremesa até era boa, mas não se trata exactamente de um abade de Priscos, era sim um pudim de ovos com   gelado de azeitona e cremoso de laranja e de limão, muito bem confeccionado e equilibrado, mas longe do original...


Gostei muito do Panorama, um serviço de qualidade, uma vista deslumbrante sobre a cidade de Lisboa, um menu muito interessante e com um preço bastante correcto, bons copos, boas temperaturas de serviço, uma carta com diversidade e preços correctos para o local, só faltando a opção de suplemento de vinhos para acompanhar os menus de degustação. Definitivamente, uma experiência a repetir, e que recomendo vivamente.


Avinhado a 19 de Maio de 2017
#avinhar

Sem comentários:

Enviar um comentário