terça-feira, 30 de maio de 2017

Copo (Parte II)

Copo, o mais importante acessório do mundo do Vinho.



Feita a introdução a esta temática, é hora de continuar a desenvolver a temática dos copos, com a seguinte questão: O que distingue um copo de branco de um copo de tinto?

Com frequência, o copo "grande" é apelidado de copo de "tinto", e o mais "pequeno" de copo de "branco", de acordo com a ilustração, falamos dos dois copos mais à esquerda. E porquê? 

Obviamente que o copo de "tinto" é um copo maior, com um bocal mais largo, com uma altura superior, com um diâmentro interno também superior. Iremos analisar todas essas questões, e perceber afinal que diferenças fazem, mas, quaisquer que sejam essas diferenças, não será o mesmo para vinhos brancos e para vinhos tintos?

- Ahh e tal, o tinto precisa de um copo maior para abrir! 
Então, e os brancos não precisam também de abrir, ou seja, de ter contacto com o ar?

- Pois, mas os tintos têm mais aromas!
Tanto brancos como tintos (e já agora também os rosés) podem ser muito ou pouco aromáticos, podem ser muito ou pouco encorpados, podem ter muito ou pouco tanino, podem ter muita ou pouca idade, no fundo, são muito similares.

- Então, o que difere?
Bem, fundamentalmente, e de forma simplista, difere apenas a temperatura de consumo (ou de serviço se preferir, mas deixemos as temperaturas para outra conversa). O que fundamentalmente distingue o copo de "tinto" do copo de "branco" é a sua capacidade, ou seja, o volume de vinho que admite. Quanto mais fresco deve ser consumido o vinho, indepentemente da sua cor, mais pequeno deverá ser o copo, para que seja servida uma quantidade mais pequena, com o objectivo de haver menos tempo para que o vinho saia da sua temperatura ideal.

Já agora, o ponto ideal de serviço é no hemisfério do copo, isto é, pela "barriga" do copo. Resumindo, poderei colocar um tinto jovem e ligeiro num copo de "branco" se a sua temperatura assim o obrigar, como poderei colocar um branco encorpado e com idade num copo de "tinto". Não há restrições, quebre as regras / preconceitos, e desfrute dos seus copos.

(Continua)

#en(o)ciclopédia
#avinhar

Sem comentários:

Enviar um comentário