sábado, 7 de janeiro de 2017

Bacalhau com grão

Que vinho escolheria para acompanhar um bacalhau com grão?


Bacalhau com grão, ovo cozido e coves, com azeite abundante e algum vinagre. "Peixe é branco e carne é tinto" ou "bacalhau é com tinto"? Bem, bacalhau é de facto peixe, um peixe intenso, seco, com sal. O grão traz mais secura, a textura do ovo cozido, a acidez das couves, tudo conjugado, torna-se num prato relativamente denso, e com alguma gorduza (pelo azeite), alguma acidez (couves e vinagre). 

Pessoalmente, de uma forma geral, um bacalhau pede um branco. Um branco com volume, bem encorpado, com boa frescura (uma região moderada a fresca), com ou sem madeira (desde que não marque o vinho, apenas para lhe dar volume e cremosidade), com alguma intensidade e persistência. Sugestão: um grande branco da Bairrada, tipicamente com boa frescura, por vezes com ligeiro toque salgado, de preferência com meia dúzia de anos. Qual a sua sugestão?

Avinhado a 25 de Dezembro de 2016
#enogastronomia
#avinhar

2 comentários:

  1. Concordo com o tipo de branco, mas com bacalhau, preferia um que se enquadrasse com o prato sem se sobrepor. Temos sempre aqueles tintos que não falham (roquete & cazes ou um pombal do vesuvio de 2011), mas gostaria de tentar com um athayde de 2011 ou um castelo d'alba limited ediction 2012.
    O hibernus vintage encaixava como uma luva.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço os comentários e sugestões. Para mim, esta é uma das belezas, é que o gosto não é universal, e a diversidade é enorme!
      Para o meu gosto, dificilmente entra um tinto, já o espumante, em particular esse hibernus, seria muito bem-vindo!
      Boas provas!

      Eliminar