terça-feira, 18 de outubro de 2016

Quinta de Arcossó

Já conhece a Quinta de Arcossó?


Um produtor que acompanho há algum tempo, que aprecio o trabalho, e que considero ser uma referência não só da região, mas no país. A visita estava prometida, agora só faltava mesmo a publicação da mesma.

A Quinta de Arcossó localiza-se em Arcossó, muito próximo de Vidago, na região de Trás-os-Montes. Trata-se de uma propriedade com cerca de 12ha de vinha (mais alguns a serem instalados) a cerca de 400m de altitude, numa encosta de exposição convexa sobretudo a sul / nascente, com declive relativamente acentuado (20%), em solos de origem granítica.


A visita foi conduzida pelo Amílcar Salgado, proprietário e fundador da Quinta de Arcossó, um profundo conhecedor da região, das suas castas e vinhos, uma pessoa que acompanha diariamente os trabalhos na vinha e na adega.

A adega é moderna, com toda a tecnologia moderna para a produção de vinho, mas com um factor que a distingue da maioria: A gravidade! A uva entra na adega pelo piso superior, e à medida que vai sendo processada, vai descendo de nível, sempre por gravidade, de forma suave e natural, até chegar ao piso térreo, onde estão as barricas e o produto acabado, à espera de sair para a mesa dos apreciadores.


Apesar de ser um pequeno produtor, são grandes os cuidados colocados na produção dos seus vinhos, desde a gama de entrada (Padrão dos Povos) até ás gamas superiores com a marca Quinta de Arcossó.

Um produtor a conhecer, com uma gama muito interessante e variada de vinhos, uma pessoa que fala de vinho com muita paixão. Obrigado pela visita, espero regressar em breve.

Avinhado a 30 de Março de 2016
#avinhar

Sem comentários:

Enviar um comentário