O Tabik é um restaurante que se localiza na Av da Liberdade, em Lisboa, com um ambiente descontraído, boa comida e bom serviço de vinho, tudo a preços moderados.
Tive oportunidade de provar vários pratos da casa, dos quais deixo aqui uma nota de prova:
- Queijo amanteigado com compota de tomate
Uma ligação clássica, um doce e um queijo, mas neste caso, um belíssimo queijo cremosos de ovelha com um doce de tomate. A frescura do tomate a ligar com a gordura do queijo, uma entrada muito reconfortante, de sabores clássicos.
- Ovo cremoso com escabeche de legumes
O avinagrado do escabeche a dar frescura e a criar contraste com o doce e untuosidade do ovo. Uma entrada muito bem conseguida, um conjunto interessante, com um toque de coentro a dar um ar de graça...
- Ceviche de robalo
Um robalo fresquíssimo, conjugado com a frescura habitual de um ceviche, numa entrada muito agradável, fresca, com uma belíssima textura cremosa e com um toque de ervas muito interessante.
- Tártaro de Novilho com espuma de côco
Um tártaro diferente, com um toque de amendoim a dar textura e sabor, uma interpretação fresca de um "clássico" tártaro.
- Dourada corada com batata e salicórnea
Uma singela dourada, gulosa, corada em manteiga o que a torna ainda mais suculenta... O toque de mar, a salicórnia, a conjugação com a batata a dar volume. Um prato de perfil internacional, que não surpreende ninguém, mas que satisfaz com muita facilidade.
- Atum braseado com puré de courgette e maçã verde
Um atum muito macio, tipo manteiga, apenas braseado, conjugado com a frescura da maçã verde e o crocante da curgete. Um prato simples mas elegante, fresco e "ligeiro", ideal para o Verão.
- Polvo com batata e cebola
Um polvo intenso no sabor, mas muito macio na sua textura. O sabor da brasa, o crocante da batata e a ligação doce e cremosa da redução de cebola. Muito bom.
- Bacalhau, Favas e Bacon
Sabores fortes, mas que ligaram de forma delicada, deixando cada um dos seus elementos ter o seu espaço, conjugando a gordura do bacon com o salgado do mar e o "campo" das favas. Sabores bem portugueses, uma combinação agradável.
- Leitão prensado com estufado de cevada
Um leitão um pouco seco, com sabores especiados e com a frescura da maçã para balancear um pouco da gordura do prato, tudo conjugado pelo sabor da cevada. Não recomendável para quem aprecia um leitão à Bairrada, mas interessante para quem procura interpretações diferentes...
- Torta de Cenoura com mousse de chocolate branco e gengibre
Sabor marcado pelo gengíbre, com frescura e um travo picante, o que confere alguma diferenciação a uma simples torta de cenoura, doce e untuosa, como deve ser. Um conjunto doce, bem doce, mas nada enjoativo.
- O Folhado, a Pêra, as Natas e o gelado com os Mirtilos
Uma sobremesa interessante para quem quer terminar uma refeição com uma sobremesa mais ligeira, ou menos doce, fresca, agradável, cheia de texturas e de sabores que se conjugam.
Em resumo, um restaurante agradável, com uma cozinha competente e com algumas propostas muito diversificadas e interessantes, tudo conjugado com um bom serviço.
Avinhado a 14 de Julho de 2016
Sem comentários:
Enviar um comentário