quinta-feira, 24 de março de 2016

Lampreia à Bordaleza

Já comeram lampreia? E à bordaleza? E qual o vinho com o qual mais gostam de acompanhar?


A lampreia é um prato único, intenso, untuoso, muito temperado e portanto, cheio de sabor. Qual o melhor vinho para acompanhar esta iguaria?

Muitos defendem a harmonização com um Vinho Verde tinto, o que poderá parecer estranho, principalmente para os fundamentalistas do "branco para peixe e tinto para carne". Avinhemos o assunto.

Estamos de facto a falar de peixe, mas de um peixe com uma grande marinada em vinho tinto, que vem a "nadar" num molho intenso, espesso, com gordura, também ele feito com vinho tinto. Então, estamos presente um "peixinho" branco e delicado, ou perante uma proteína robusta e intensa? Vou mais pela segunda opção. De resto, é seleccionar um tinto com muita frescura e intenso, características de um Vinho Verde tinto, feitos da casta Vinhão.

Para mim, esta harmonização funciona, à qual acresce o facto de, em muitos casos, harmonizar localmente, isto é, prato e vinho da mesma região… E você, qual o (tipo de) vinho que mais gosta com um prato de lampreia?

#avinhar

1 comentário:

  1. Caro Luís, infelizmente ainda não comi lampreia. Parabéns pelo blog, demasiado interessantes os questionamentos sobre harmonização. Saudações, Cristiano

    ResponderEliminar