quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Lacourte Godbillon Brut Nature

 "Tão bom como Champagne"...


Champagne é muito mais do que as grandes casas, já o disse aqui várias vezes, e nem tudo o que é Champagne é bom. Contudo, também há coisas boas, muito boas, e não é por acaso que Champagne continua a ser a referência quando se fala de espumantes de qualidade.

O problema das comparações é comparar o que nem sempre é comparável, fazendo considerações vagas e muitas vezes sem nexo. Quando dizemos que um determinado espumante é tão bom como um Champagne, estamos a falar exactamente do quê? Qual o espumante em questão para esse benchmarking? Relembro, lá também há bom e também há mau.

Apesar disso, não digo que não se compare, não digo que não se tente estabelecer paralelos e perceber diferenças, mas devemos acabar com aquelas expressões do tipo "Tão bom como um Champagne", pois a única coisa que fazemos é valorizar a região de Champagne.

Bem, foi só um desabafo, pois até nem tinha nada de especial para dizer sobre este espumante em particular. Não conhecia o produtor, Lacourte Godbillon, que apresenta este Brut Nature (dosage 0 g/l), um lote de Chardonnay (50%) e Pinot Noir (50%), um Premier Cru (Écueil) da Montagne de Reims. Notas de brioche, leve fruto seco, aroma mineral, um espumante bem seco, bem fresco, muito mineral, fresco, muita persistência e bolha fina. Uma espécie de entrada de gama de luxo deste pequeno produtor, uma referência de preço acessível para a região.

#avinhar

Sem comentários:

Enviar um comentário