quinta-feira, 16 de julho de 2020

Robert Mondavi 2010 Moscato d'Oro

Memórias de Napa


Recordar é viver, e esta época de confinamento talvez tenha trazido isso de novo à ribalta, pois à falta de poder viajar, entra em jogo a imaginação de estar lá, seja por memória passada, seja por ler e imaginar o local.

Estive em Napa Valley em 2012, e o Robert Mondavi foi o primeiro produtor que visitei, sendo por isso um pouco mais especial que os restantes. Recordo muitos detalhes da visita, vinhas, adega e cave de vinhos, uma das mais bonitas que vi na vida, e onde fizemos uma library tasting, onde pude provar alguns vinhos de colheitas mais antigas, uma bela forma de iniciar uma viagem a uma região.

No final da visita passei pela loja, e, pelos mais variados motivos, esta garrafa chamou-me a atenção. Um vinho doce, que gosto muito, uma garrafa mais pequena, como é habitual, o preço mais acessível dentro do que estava disponível, bem, decidi trazer esta como recordação e como algo diferente para experimentar mais tarde. Espanto foi o meu quando percebi que estes Moscatos estavam um pouco na moda, com alguns restaurantes e winebars da região a apresentar vinhos deste género a copo...

Uma década depois da vindima, e 8 anos depois de a ter comprado, deu-se o dia da prova. Admito que não tenho muita pressa com vinhos deste género, se fosse uma verdadeira colheita tardia, uns anos de garrafa não haviam de lhe fazer mal. Na cor, apresentava um leve dourado, límpido e brilhante. O aroma doce, como não podia deixar de ser, a lembrar pêssego maduro, com notas florais, fruta em passa, pouco complexo mas agradável. Em boca, um vinho doce, mas moderado, bem como a sua acidez, simples mas equilibrado, mas muito persistente mas competente.

Um vinho que valeu mais pelas boas memórias do que pela prova em si, mas como disse, competente, um vinho que se bebeu em poucos minutos, bem fresco, a acompanhar uma tábua de queijos curados e queijo azul, uma combinação que gosto muito e que pratico com alguma frequência. Fica o desejo de um dia regressar, muitos produtores ficaram por conhecer, muitos locais por visitar.

#avinhar
#vinho #doce #moscato
#sweet #wine #napa #usa

Sem comentários:

Enviar um comentário