segunda-feira, 20 de julho de 2020

Quinta de Arcossó branco 2018 Reserva

O novo Reserva branco da Quinta de Arcossó


Um dos produtores emblemáticos da região de Trás-os-Montes, já aqui referido por diversas vezes, com vinhos de referência tanto nos brancos como nos tintos, nas mais diversas gamas do seu portfolio. Aqui a nova edição do Reserva branco, um vinho que resulta do lote das castas Arinto, Codega do Larinho, Alvarinho e Moscatel Galego Branco, com cerca de 50% do lote com fermentação e estágio em carvalho francês durante 10 meses.

Notas de pêssego, melão, algum floral doce e apontamentos de fruta cítrica e de baunilha, com a madeira muito discreta. Um vinho de equilíbrio, de corpo moderado, fruta presente mas nada impositiva, acompanhada de uma boa frescura e de alguma sensação mineral, um traço comum aos brancos desta casa. Boa persistência, uma textura macia e levemente cremoso, um vinho pronto a beber, mas que será ainda melhor dentro de alguns anos.

Consumir a 10-12 graus, a acompanhar um frango assado (nada de picantes), umas saladas, como por exemplo de pêssegos grelhados ou uma César, ou uma local Alheira transmontana. Não tenha pressa em consumir, aliás, até é um pouco prematuro beber já esta colheita, apesar da sua prontidão, e o vinho tem vários anos pela frente, atestados pelo seu histórico.

#avinhar
#vinho #trasosmontes
#portugal #wine

Sem comentários:

Enviar um comentário