quarta-feira, 10 de junho de 2020

Vai um bacalhau à Brás?

E com que vinho?






Um prato que faço com frequência em casa, simples, rápido, saboroso. O sabor, bem, salgado sem dúvida, um toque doce do ovo, um leve amargo da salsa e ligeira frescura das azeitonas, uma textura cremosa da gema de ovo que liga tudo. Que vinhos para acompanhar?



Gosto particularmente de vinhos brancos atlânticos e frescos, como a Bairrada ou Vinho Verde, com ou sem um toque vegetal. Desta vez foi com o colheita 2016 da Casa de Saima, um DOC Bairrada, (12,5%), lote das castas Maria Gomes, Bical e Cercial, que já apresenta uma leve evolução, aroma com notas de limão, pinheiro, cera, água salgada, leve percepção de cera, num conjunto muito fresco, salino, ainda primário mas já com leve toque de evolução, que lhe dá complexidade aromática, um branco bem seco, de estrutura média, final persistente, cítrico e salino, com alguma cremosidade e um lado mais vegetal do que propriamente frutado.



A combinação é positiva, na minha apreciação, a frescura do vinho a realçar as notas salgadas, ao mesmo tempo que nos mantem o palato fresco e disponível para a próxima garfada, com uma fusão de texturas cremosas de parte a parte, um conjunto que trabalha em equipa, que me satisfaz.



#avinhar
#vinho #bairrada
#portugal #wine 

1 comentário:

  1. Eu sugeria um Soalheiro Sauvignon Blanc, ou um Foz Torto tinto.
    Não têm nada a ver, mas acho que se enquadrariam igualmente bem.

    ResponderEliminar