quarta-feira, 24 de junho de 2020

Pegos Claros tinto 2016 Grande Escolha


Um grande Castelão


Um tinto DOC Palmela (13,5%), um monocasta Castelão com origem nas vinhas centenárias da casa, plantadas em solo arenoso. Um vinho feito com pisa a pé, em lagar, com estágio em madeira de carvalho francês. Aroma de fruta em segundo plano, com cereja madura, sente-se o carvalho, algumas notas de folha de tabaco e de barro, resina de pinheiro, aroma complexo e elegante.

Um Castelão moderno, nada rústico, de tanino muito fino e pouco presente, boa frescura, que apesar de ser feito de modo tradicional, com pisa a pé em lagar, tem um estilo actual, pouco extraído e fresco, que lhe dá elegância. A barrica ainda está evidente, mas não é excessiva, aliás, todo o vinho está equilibrado, corpo médio, moderado no álcool, muita persistência. Quem disse que o Castelão não pode ser elegante enquanto jovem?

Vinho para guarda, a garrafa tem uma bela rolha, é dar apenas condições de guarda. Pratos de carne gorda no forno, com batata e grelos, serão boa companhia, como umas Bochechas de porco. Se preferir os grelhados, umas Costeletas de Borrego com alecrim também será boa companhia.

#avinhar
#vinho #castelao #palmela

Sem comentários:

Enviar um comentário