segunda-feira, 18 de maio de 2020

Dom Ferro 2006 Velha Reserva

Um espumante diferenciado




Num mundo altamente competitivo, com uma infinidade de opções oriundas de todo o mundo, para todo os gostos e carteiras, é complicado trazer algo de novo e diferenciado. Qualidade já não chega, é necessário acrescentar algo diferente, e se possível, com uma boa roupagem e preço correcto.

Este espumante é da região do Vinho Verde, da sub-região de Baião, apelidada por muitos de Douro Verde. Um espumante de 2006, cujo dégorgement foi feito mais de 10 anos depois do engarrafamento, um "dégorgement tardif" que lhe confere notas de evolução, com padaria doce e fruta cristalizada, um herbal fresco a lembrar funcho e um cítrico de toranja.

Até aqui, nada de novo, há espumantes com estágio prolongado um pouco por todo o mundo, relativamente fácil de encontrar em Champagne. Mas, o que aqui pode vir de novo é uma acidez acutilante, que equilibram o conjunto apesar das notas doces de evolução, é uma espécie de espumante jovem mas com aroma de espumante evoluído, e isso, não é muito fácil de encontrar...

Só lamento não ter mais garrafas, foram apenas 600 ao todo, eu só tive uma, e já foi...

#avinhar
#vinho #espumante #bruto #velhareserva
#portugal #sparkling #wine #brut

Sem comentários:

Enviar um comentário