quarta-feira, 8 de abril de 2020

Churchill's tawny 30 Anos

Um belíssimo Tawny



Há pouco tempo tive oportunidade de conhecer os três tawnies datados desta casa de origem inglesa, a Churchill's, e em prova estavam os tawny 10, 20 e 30 anos. Conhecia marca, já tinha provado uma vez o 10 anos, mas sem lhe dedicar a devida atenção.

Os tawny 30 anos são vinhos já de grande elegância e complexidade, vinhos feitos pelo homem e aperfeiçoados pelo tempo, autênticas pérolas que estão à nossa disposição. Claro que há referências ainda mais complexas e raras, como os 40 anos e os Colheitas (com idade, entenda-se), mas acho que os 30 anos reflectem um perfeito equilíbrio entre evolução e vivacidade, já cheios de notas terciárias do envelhecimento mas ainda frescos e vivos em boca.

Este tawny 30 anos não desilude, e foi para mim uma belíssima surpresa. O aroma já cheio de notas terciárias doces, fruta em passa, figo seco, com os típicos frutos secos, avelã em destaque, e notas de torrefacção a lembrar cacau. Em boca, concentração e frescura, em pleno equilíbrio, bem como entre a doçura e frescura, com elegância e grande persistência. Belíssimo.

#avinhar
#vinho #porto #tawny
#port #wine 

Sem comentários:

Enviar um comentário