domingo, 22 de setembro de 2019

Quinta de Arcossó tinto 2008 Reserva

vinhos que valem a pena esperar...



Não é caso único, mas nem todos os vinhos são merecedores de guarda. Estes Reserva da Quinta de Arcossó, da região de Trás-os-Montes, pertencem a esse grupo restrito, e este 2008 não é excepção, estando num óptimo momento de consumo, ainda num perfil ainda com garra e bem vivo, mas já com polimento.

Um vinho que resulta do lote das castas Touriga Nacional (35%), Touriga Franca (35%), Tinta Amarela (15%) e Tinta Roriz (15%), com pisa a pé em lagar e estágio de 14 meses em barricas de carvalho francês e americano. Depois de quase uma década em garrafa, o vinho apresenta um aroma com fruta preta, cacau, esteva, e nota química mineral. Um vinho encorpado, tanino ainda presente mas polido, madeira já quase imperceptível, concentração e intensidade na fruta, mas equilibrado por uma frescura que o torna fresco e salivante, que lhe confere elegância e a pedir mais um copo.

Um vinho com uma incrível jovialidade, que não revela a sua década de idade, que mostra que são vinhos merecedores de guarda e recompensadores da mesma.

#avinhar
#vinho #tinto #trasosmontes
#portugal #red #wine
#velhossaoostrapos

Sem comentários:

Enviar um comentário