quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Clos du Bourg 1989 Moelleux

Um dos vinhos mais desconcertantes que já bebi...



... pois há vinhos que nos fazem repensar (ou pensar) sobre o que é vinho. Quando me apresentam um branco, doce (moelleux), e com 30 anos, eu pensei: Isto deve estar para lá de evoluído! Surpresa, evoluído, claro, mas ainda bem vivo, a mostrar que estes Chenin Blanc têm de facto longevidade.

Depois, feliz ou infelizmente, não bebo vinhos destes todos os dias. Inserida na denominação de Vouvray, região do Loire, em França, Clos du Bourg é uma das parcelas do Domaine Huet, cujo produtor acredita que é uma das grandes localizações de vouvray, de onde retira as uvas para este vinho que é uma referência internacional.

Este é da colheita de 1989, bebido agora com 30 anos de envelhecimento, que reflectem bem na cor âmbar que apresentava, com um aroma doce, nota de compota de pêra, flor de laranjeira, laranja cristalizada,Envolvente e cremoso, doce mas fresco, intenso e cheio de evolução, uma espécie de generoso mas sem fortificação, intenso mas elegante, de grande finess, profundo e bem persistente. Grande vinho, grande momento, para reflecção!

#avinhar
#wine #vouvray #moelleux #france
#velhossaoostrapos
#odocenuncaamargou

Sem comentários:

Enviar um comentário