quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Chateau Haut-Brion

Um dos "pesos pesados" de Bordéus


Entenda-se como peso pesado uma das casas mais célebres, um dos cinco produtores que tiveram direito à mais alta designação de "Premier Cru" na classificação de 1855, um sistema criado pela ordem de Napoleão III para a exposição mundial de 1855.





Uma propriedade localizada no topo da colina (Haut-Brion), uma suave colina que fica em Pessac-Graves, uma propriedade que conta com 48ha de vinha de variedades tintas (Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot e Petit Verdot) e 2.5ha variedades brancas (Sauvignon Blanc e Semillon), que actualmente pertencem ao Príncipe do Luxemburgo.


Normalmente, os primeiros a iniciar a vindima, por estarem rodeados pela cidade, protegendo a propriedade. Vindima manual, desengace total, sendo o vinho de lágrima para a primeira linha, com 75% de barrica nova durante 20 meses, e o vinho de prensa para a segunda linha, com 35% de barrica nova. Os rendimentos andam pelos 45 hl/ha.



Château Haut-Brion 2016
Uma produção de 140.000 garrafas, um lote com 56% de Merlot, 6.5% de Cabernet Franc e o restante feito de Cabernet Sauvignon, com um aroma fino, mais telúrico, leve presença da Franc com nota de caruma, num conjunto com alguma fruta, tudo presente, tudo equilibrado.
Um tinto fino, profundo, bem persistente, ainda muito jovem, seco e com boa acidez, conjugação de concentração mas com elegância, final com barrica presente mas muito bem integrado, um grande equilíbrio entre a fruta e o herbáceo, frescura de pinheiro. Que GRANDE vinho!

#avinhar
#bordeaux #france
#vinho #wine #vin

Sem comentários:

Enviar um comentário