sábado, 1 de setembro de 2018

Parcela Única - Prova Vertical

Uma vertical (do Parcela) Única!

No âmbito da minha visita ao evento White Experience, que reuniu em Monção alguns dos melhores produtores nacionais e internacionais de vinhos (tranquilos) brancos, tive oportunidade de provar alguns vinhos do enólogo e produtor Anselmo Mendes, uma referência da sub-região e nacional na produção de vinhos, fortemente associado à casta Alvarinho, a bandeira desta sub-região dos Vinhos Verdes.


Naturalmente que cada ano é único, que que cada gosto também. 

- 2011: Talvez o menos profundo de todos e menos mineral, bem vivo, ainda na fase jovem. Quem sabe se o tempo não lhe irá fazer bem.

- 2012: Para mim, o melhor vinho apresentado, um grande vinho, mineral, fresco, a querer começar a entrar na sua fase de evolução, já com leves notas de borracha.

- 2013: Mais volumoso, fruta mais madura, leve nota de evolução, o reflexo de um ano mais quente.

- 2014: Um registo mais herbal, um pouco austero, mais mineral e fresco, um vinho que está no ponto para quem gosta deles jovens, também um belíssimo ano.

- 2015: Naturalmente o mais jovem, de aroma elegante, nota fumada, leve barrica, um vinho seco e elegante, mineral.

Se ainda alguém tem dúvidas que o Parcela Única é um grande vinho, então, prove! Recomendo em particular o 2012 e o 2014, e esperem pelo 2016. Se alguém ainda tem dúvidas do potencial de envelhecimento destes vinhos em particular e do Alvarinho no geral, então, por favor, provem estes ou outros Alvarinhos com alguma idade.

Avinhado a 22 de Julho de 2018

Sem comentários:

Enviar um comentário