sábado, 6 de janeiro de 2018

Vidigueira branco 2016 Perrum

Quase que dá vontade de dizer: "Santinho!"



Não, não se trata de um espirro, é mesmo o nome de uma casta - Perrum! Uma variedade que terá origem no Alentejo, que anda um pouco desaparecida dos encepamentos, mas que felizmente ainda não desapareceu, e a Adega de Vidigueira Cuba e Alvito é um dos responsáveis desse facto.

O enólogo Luis Morgado Leão, responsável pela enologia da adega, teve o desafio de fazer este monocasta, que tanto quanto sei, o único no mundo feito apenas de Perrum, se serve para perceber melhor o perfil da casta, para perceber a sua evolução e longevidade, mas sobretudo, para de alguma forma assegurar que a casta não se perde e que se mantem a sua tradição.


Um vinho ainda jovem, acabado de engarrafar, naturalmente de cor jovem, com alguma intensidade, leve tom cobre. O aroma é fresco, de perfil mineral, e com notas de flores brancas. De corpo médio, com boa frescura, alguma cremosidade, leve mineral e toque salgado, um branco macio e de fácil consumo, que já dá prazer a beber. É caso para em vez de dizer "saúde!" em vez de "santinho", pois desejo muita saúde a projectos desta natureza...

Avinhado a 20 de Dezembro de 2017 
#avinhar

Sem comentários:

Enviar um comentário