quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Port Wine Day: Quinta do Infantado @ DOP

A celebração do "Port Wine Day", com a Quinta do Infantado, no restaurante DOP do Chef Rui Paula



A Quinta do Infantado é um pequeno produtor engarrafador, um vigneron, que esteve ligado ao início da exportação do Vinho do Porto a partir do Douro, neste caso, desde 1979. São vinhos com frescura, normalmente com vegetal presente, lançados um pouco mais tarde, num perfil talvez um pouco menos consensual, mas com personalidade.

Desta vez o desafio era celebrar o Port Day, mas em conjunto com o Chef Rui Paula, que no seu DOP preparou uma ementa para alguns dos vinhos da Quinta do Infantado.



Burrata, beterraba, favo de mel e caviar & Quinta do Infantado branco seco especial
Várias beterrabas, de diferentes sabores e texturas, de sabores intensos, com a cremosidade do queijo, levemente adocicado. Depois a interacções com o caviar, onde a notas salgadas se conjugam maravilhosamente com as notas evoluídas do branco velho. Por fim, a combinação com o favo de mel, a fazer a ponte para as notas doces e licorosas. Interessante conjugação com um porto branco, de idade considerável, amadurecido pelo tempo.

O vinho estava fantástico, uma das surpresas da noite, um branco com bastante estágio, cheio de notas de caramelo e toffee, algum fruto seco a lembrar noz, macio e cremoso, ainda com uma belíssima frescura, seco, tenso, puro. Um vinho de entrada, com secura e frescura, ao estilo Infantado.



Polvo, puré de batata fumada e ravioli de legumes
Um polvo muito macio, de se cortar à colher, com um puré fumado cremoso e húmido, com um ravioli saboroso a acompanhar. Um prato que teve direito a dois vinhos, o  Quinta do Infantado tinto 2012 Biológico, um tinto já elegante, de tanino polido, de perfil ligeiro, fresco, com leve evolução com notas fumadas a fazer boa companhia à estrutura do polvo e ao fumado da batata. Já o Quinta do Infantado tinto 2015, acabado de engarragar, é um tinto seco e frutado, seco e com frescura, leve sensação mineral, boa boca e persistência, um tinto que promete. Boas escolhas, com a minha preferência a recair no 2012, mais ligeiro e elegante, a permitir uma melhor conjugação de sabores.


Milhos à Transmontana
Um prato rústico, denso, as papas de milho a envolver a carne de porco, com o enchido de sangue a marcar presença. Um prato que pede um vinho com alguma estrutura e frescura, uma excelente companhia para o reserva. O Roseira tinto 2011, de aroma doce, embora fresco, um tinto frutado e encorpado, com madeira presente, mas tudo equilibrado e com alguma frescura, ou um Quinta do Infantado tinto 2012 Reserva, uma antevisão, ainda não colocado no mercado, um tinto fresco, elegante, madeira muito bem trabalhada, fruta delicada, seco, amplo, bem persistente, com leve travo amargo e vegetal no final de boca, belíssimo. Este duelo foi mais intenso, com duas boas opções, mas com o Reserva a dar um ligeiro ar de superioridade face ao Roseira, com uma frescura que dava alguma leveza ao prato.


Queijos de São Jorge 6 meses e Queijo amarelo Beira
Queijo curado com o vinho maturado e o queijo amarelo (jovem) com o vinho mais jovem e frutado. O amarelo, denso, cremoso, sem cura, levemente seco a combinar com a intensidade da fruta de um Quinta do Infantado 2015 Porto Vintage jovem e cheio de garra e frescura. Uma ligação interessante. Por outro lado, a intensidade da cura do são jorge, o leve salgado, bem seco, intenso, a.pedir um vinho intenso e cremoso para equilibrar, com elegância. Uma das belezas destes jantares são, normalmente, a inclusão de vinhos que já não se encontram no mercado, de curiosidades saidas do espólio do produtor, que por si já são interessantes. Neste caso particular, para além do anunciado Quinta do Infantado 1997 Porto Vintage (Magnum) que só por si já seria motivo para regozijo, ainda se junta a agradável surpresa da muito feliz conjugação de rubys com queijos em vez dos "clássicos" tawnys.



O chocolate e os frutos do bosque

Onde seria mais óbvio a inclusão dos rubys, por oposição ao prato anterior, vieram agora os tawnys Quinta do Infantado Porto Tawny Reserva
 e o Quinta do Infantado 2007 Porto Tawny Colheita, mais uma das surpresas da noite, duas belíssimas formas de acabar uma noite de celebração do Vinho do Porto.





Avinhado a 7 de Setembro de 2017
#avinhar

Sem comentários:

Enviar um comentário