terça-feira, 24 de outubro de 2017

Adega do Sossego

Sossego não sei se há muito, mas boa comida há certamente

Posta de Vitela na Brasa

A Adega do Sossego é uma casa antiga localizada em Melgaço, na região do Vinho Verde, um local de visita obrigatória para quem passa pela zona, para quem aprecia gastronomia regional e valoriza uma boa carta de Vinhos. Uma visita rápida, na companhia de pessoas da região, para provar alguns dos pratos emblemáticos:

Cabeça de porco
Vinagrete, cebola, salsa e pimento. Pequenos pedaços de cabeça de porco, bem temperados com azeite, vinagre, salsa, cebola picada e pimento, cheios de sabor, com alguma textura das cartilagens, uma espécie de toucinho com a frescura do vinagrete. Boa companhia para um Alvarinho jovem e fresco, de preferência com alguma cremosidade, como o Regueiro 2015 Primitivo, um branco DOC Vinho Verde, das vinhas mais antigas da casa, com cerca de 30 anos de idade. Um vinho aromático, notas de flor de laranjeira, num conjunto fresco, boa frescura, ainda jovem, cítrico, fruta de caroço, amplo, com concentração e persistência. Boa companhia à entrada, um vinho que puxa pela frescura, para abrir o apetite, que se liga muito bem à gordura do porco.
Cabeça de Porco
Posta de vitela na brasa
Belíssimos nacos de carne, muito tenros e saborosos, bem confeccionados e temperados, acompanhados de batata frita à rodela. Um Alvarinho encorpado e cremoso, de preferência com alguma evolução e/ou madeira, será uma boa companhia, como foi o caso do Regueiro branco 15 Barricas, um vinho mais encorpado, que conjuga as notas de barrica e as notas de manteiga da botonnage com o aroma delicado de flor de laranjeira, num vinho cremoso, com a barrica bem integrada, seco, amplo e bem persistente, com sensação mineral. E que bela companhia que este vinho faz, com a sua estrutura a ser suficiente para aguentar um naco desta magnitude, com o toque fumado das barricas a ligar com o toque braseado da carne, e com a frescura do vinho a dar elevar todo o conjunto. Belo final de refeição de um almoço de Verão.
Avinhado a 31 de Agosto de 2017
#avinhar #enogastronomia

Sem comentários:

Enviar um comentário