quarta-feira, 19 de julho de 2017

Prova Monção e Melgaço

Prova de vinhos de Monção e Melgaço com o desafio de algumas harmonizações


Uma prova de vinhos, em particular de Alvarinhos, da sub-região de Monção e Melgaço, conduzida por Luis Lopes da revista Vinho - Grandes Escolhasm que decorreu na garrafeira Wines 9297, em Telheiras, Lisboa.

O objectivo era perceber e provar as diferenças entre os diversos Alvarinhos, entre o aluvião (30-40 metros de altitude), os terraços (60-70 m de altitude) e as vinhas mais recentes, algumas de encosta, com altitudes superiores até aos 350 a 400m. Falamos de solos graníticos, de uma região com influência marítima, e de uma casta que teve nesta região o seu berço, já referenciada em 1790 por Ferreira Lapa.

Foram vários os vinhos em prova, deixo algumas notas:

Conserva de lampreia fumada em escabeche

  
- Valados de Melgaço espumante
Aroma muito fresco, cítrico, com notas de pêssego, sugestão de flor de laranjeira e de fruta cristalizada. Seco, bem fresco, bolha fina, simples, alguma persistência, em harmonia. Um espumante seco (extra bruto), mais indicado para aperitivo, ainda tenso.


- Encosta da Capela 2016 Reserva
Granito, vinhas velhas 40anos, 250m, Monção. Pouco aromático, tangerina. Seco, bem fresco, com estrutura, amplo e bem persistente, final seco e fresco, ainda jovem, com cítrico bem presente.

- Portal do Fidalgo 2016
Aluvião e de terraços. Aroma discreto, leve tropical conjugado com notas cítricas. Mais encorpado, um pouco menos de frescura, menos seco e um pouco menos profundo. Um vinho simples mas correcto e agradável. 


Camarão com maionese de tremoço


- Castros de Paderne 2016
Melgaço. Granito, 300m. Aroma mais austero, de perfil mineral, com frescura. Alguma mineralidade, alguma fruta, leve açúcar residual a equilibrar a sua acidez, tornando-o mais fácil e pronto.

- João Portugal Ramos 2016
fermentado barrica, Monção, aluvião
Gordo, menos frescura, leve fumado. Levemente salgado, encorpado, boa boca e persistência.

- Soalheiro Granit
Altitude, Granito. Aroma mais discreto, algum mineral, leve tropical. Muita frescura, crocante, leve açúcar mas muito bem integrado, boa boca e persistência,


Pasteis (bolinhos) de bacalhau


- Casa do Capitão mor 2015
Leve tropical, de aroma discreto. bem seco, alguma tangerina, amplo, boa persistência.

- Quinta de Santiago 2016
Mais aromático, cítrico, leve fumado. seco e com acidez bem vincada, levemente crocante, com alguma cremosidade, amplo e bem persistente, leve mineral. Um belíssimo Alvarinho.


Queijo limiano e doce de banana


- Nostalgia 2015
Encorpado, com cremosidade, citrico, tangerina, leve fumado. Citrico, bem fresco, encorpado.

- Vale dos Ares 2016
Granito. 350m. Monção.
Encorpado, com volume, mas cheio de frescura, notas frescas de tangerina e laranja, com notas minerais. Seco, ainda muito jovem, leve cremosidade, amplo e bem persistente. Um belíssimo Alvarinho, cheio de frescura, equilibrado, muito agradável.

- QM 2015 Vinhas Velhas
250m, granito, batonnage, leve açúcar residual. Aroma discreto, bem fresco, seco mas equilibrado, ligeiro salgado conjugado com mineralidade, amplo, boa persistência, um belo Alvarinho, para guardar mais algum tempo.


Pedro Cruz Gomes e Helena Muelle
Ao longo da prova foram servidos quatro pequenas degustações, todas pensadas para harmonizar com os vinhos servidos, e tendo por base produtos regionais. A lampreia fumada de escabeche fez grande companhia ao espumante. Seguiu-se o camarão em maionese de tremoço, a puxar as notas salgadas / minerais que o Alvarinho desta sub-região revela em alguns bons exemplares, o típico bolinho de bacalhau a solicitar a frescura da juventude destes vinhos sem esquecer o volume, e por fim, algo mais adocicado, uma conjugação do queijo limiano (da região) com doce de banana, que também fez boa companhia aos últimos vinhos servidos.  As harmonizações, bem como o serviço, estiveram a cargo do Pedro Cruz Gomes, um conhecido gastrónomo e blogger (Gastrossexual). Parabéns à Helena Muelle da Wines 9297, e obrigado pelo convite!

Avinhado a 7 de Junho de 2017
#avinhar

Sem comentários:

Enviar um comentário