terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Ditado Vínico #5

"Vinho que nasce torto, tarde ou nunca se endireita", Avinhar


O tempo é fundamental na criação de um vinho, e é ao longo do tempo que o vinho evoluí, mas o que nasce torto, tarde ou nunca se endireita.

O vinho é um ser vivo, que nasce, cresce e morre, e que portanto, evoluí ao longo do tempo. Quanto tempo? Bem, depende muito das condições de guarda, mas sobretudo, das suas características. Se nascer jovem, cheio de garra e de potencial para guarda, então, com boas condições, aguantará a prova do tempo, caso contrário, terminará a sua vida ao fim de poucos anos.

E um vinho, melhora com o tempo? Bem, o vinho de facto evoluí, começa por ser jovem, atinge a sua fase adulta onde está no apogeu das suas capacidades, e depois, decai até que morre. O tanino fica mais polido, a acidez mais moderada, a elegância substituí a rusticidade, os aromas jovens dão lugar ao bouquet.

Todos aguentam essa prova do tempo? Não, principalmente os que nascem "tortos", ou seja, que não têm condições para crescerem, aqueles que não têm potencial, ou que simplesmente já nasceram defeituosos...

Avinhado a 28 de Fevereiro de 2017
#ditadosvinicos
#avinhar

Sem comentários:

Enviar um comentário