quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Desalmado tinto 2012

Um vinho sem alma?


Desalmado, nova referência topo de gama da Adega do Cartaxo, um vinho irreverente, enérgico, ousado, a primeira colheita desta referência, lançado agora para o mercado.  Uma pequena produção de 3883 garrafas, um lote das castas Touriga Nacional (60%), Cabernet Sauvignon (20%), Alicante Bouchet (20%), e Syrah, Merlot e Tinta Roriz, com 12 meses de estágio em barricas de carvalho francês, sendo o restante periodo com garrafa, com um PVP recomendado acima de 30€.

Cor ruby, intensa, com leve tonalidade acastanhada no bordo, aroma intenso e concentrado, cheio de fruta preta madura, ameixa, leve floral, notas especiadas e de madeira. Muito encorpado, opulento, frutado, boa frescura, sente-se um pouco o excesso de álcool apesar da estrutura do vinho, untuoso, quase licoroso, mas seco. Amplo e boa persistência, com final frutado, um toque especiado e vegetal, sente-se bem a madeira, mas sem se sobrepor, com ligeiro chocolate.

Sem alma? Certamente que não, pois está lá tudo o que se espera de um vinho de qualidade da região. Será mais um vinho que "corre" desalmado, um pouco como um cavalo selvagem, livre e cheio de garra, que precisaria de ser domado enquanto jovem, precisamente aquilo a Adega do Cartaxo fez ao vinho, criado em 2012, mas lançado apenas em 2017.

Avinhado a 09 de Fevereiro de 2017
#avinhar

Sem comentários:

Enviar um comentário