segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Villa Oliveira L2010-2015

O "black label" da Casa da Passarella


Uma estreia absoluta, esta é a primeira edição do Villa Oliveira branco "Reserva", um lote dos anos 2010 a 2015, um DOC Dão da sub-região da Serra da Estrela, assinado pelo enólogo Paulo Nunes.

Para já, destacar que não me recordo de um vinho DOC que não tenha um ano, uma novidade para mim. Depois, a 1ª edição, que é sempre especial, ainda por cima, numerada. Por fim, ser de facto um vinho especial (ainda não tenho referência do preço....), um lote feito com 2 a 3 barricas de cada ano, que neste caso até integrou o Villa Oliveira 2010, que nunca foi colocado no mercado.

Tive oportunidade de o provar durante um jantar de apresentação do produtor, um branco de cor amarela, com tom dourado, com um aroma muito discreto, de perfil mineral, com cera e algum mel, tudo conjugado com notas de madeira. Encorpado, cremoso, mineral, seco e fresco, amplo e muita persistência, com ligeiro fruto seco e em harmonia.
 
Um grande vinho do Dão, um dos melhores brancos que tive oportunidade de beber recentemente, tudo equilibrado, com frescura, com potencial de envelhecimento, com prazer! Uma belíssima estreia, fico já na expectaviva do L2016-2020.

Avinhado a 24 de Novembro de 2016
#avinhar

Sem comentários:

Enviar um comentário