domingo, 4 de setembro de 2016

Quinta do Gago

Já conhece a Quinta do Gago?


Localizada nas terras altas de Sonim, no concelho de Valpaços, bem no centro da região de Trás-os-Montes, Fernando "Xalana" Faria e Deolinda Sousa exploram os seus 23ha de vinha, plantada entre os 400 e os 600m de altitude, em solos de gratito, com as castas várias castas, como o Verdelho, Bastardo, Fernão Pires, Síria, Trincadeira, Touriga Franca, Cabernet Sauvignon, Syrah e outras.


A vista é de tirar o fôlego, com as vinhas plantadas em declive ao longo da encosta, com uma vista de 360° no topo desta. Para além dos 23ha actuais, há mais vinha a ser plantada e um projecto de Enoturismo que está a ser desenvolvido, boas notícias para uma região que teima em surgir no mapa enoturístico.

A adega é simples, mas muito funcional. Destaca-se o lagar de granito à entrada e a sala de estágio que também serve de sala de prova, onde passei um bom bocado a provar algumas das próximas referências, entre elas um novo rosé e a próxima edição do branco reserva.


Não há (ainda) um programa de enoturismo, e por isso, para visitar, será necessário contactar o produtor este produtor que considero ser uma referência na região.

Uma visita que já tinha prometida a algum tempo, que finalmente tive oportunidade de a realizar. Obrigado Xalana e Deolinda pela vossa simpatia e disponibilidade, será sempre um prazer regressar!

Avinhado a 31 de Março de 2016.
#avinhar
#enoturismo

Sem comentários:

Enviar um comentário