quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Quinta das Cerejeiras

Já visitou a Quinta das Cerejeiras?



A Quinta das Cerejeiras é talvez a mais emblemática do conjunto da Companhia Agrícola do Sanguinhal, uma empresa fundada em 1926 por Abel Pereira da Fonseca, que se dedica à exploração de três quintas na região Demarcada de Óbidos: Quinta do Sanguinhal, Quinta das Cerejeiras e Quinta de S. Francisco.

Foi Abel Pereira da Fonseca quem plantou as primeiras vinhas divididas por talhões, cada um com a sua casta, alinhadas e aramadas, bem como a introdução de novas castas para estudar a sua adaptabilidade, tudo inovações na época.


Visitar esta quinta é visitar não só a história da quinta, mas também a história da empresa. Brevemente estará disponível ao público um museu onde se reunem várias peças desta história, que complementam tudo o espólio existente. Para já, são possíveis as visitas e o acesso à loja do produtor, onde se encontram à venda todas as referências disponíveis no mercado e algumas raridades, tudo bem no centro do Bombarral.


As vinhas localizam-se junto à quinta, onde estão plantadas diversas castas, nacionais e estrangeiras, Arinto, Chardonnay, Sauvignon Blanc e Fernão Pires nas brancas, e Castelão, Touriga Nacional, Aragonez e Syrah nas tintas.


Aproveitei a visita para conhecer melhor o trabalho deste produtor e para provar grande parte das suas referências actuais, tendo tido também o privilégio de provar dois vinhos que já não se encontram disponíveis no mercado, que constituem um testemunho da história da empresa


Uma visita a repetir, pois sei que há muito mais histórias para ouvir e muito mais vinhos para provar. Obrigado e até breve.

Avinhado a 1 de Setembro de 2016
#avinhar

Sem comentários:

Enviar um comentário