quarta-feira, 13 de julho de 2016

Quinta das Arcas branco 2015 Trajadura

Alguma vez provou um monocasta Trajadura?


Muito honestamente, nem conhecia o trabalho da Quinta das Arcas, nem nunca tinha provado um monocasta Trajadura, uma casta que practicamente só tem expressão na região do Vinho Verde e na Galiza, onde é conhecida por Treixadura.

Serão pouquíssimos os exemplares de vinhos monocasta Trajadura, aparece com alguma frequência em lote com o Alvarinho, muitas vezes em gamas baixas, mas esta é a referência de topo da Quinta das Arcas, uma novidade que chegou agora ao mercado, com um PVP que rondará os 15€. Trata-se de uma pequena produção de cerca de 6.000 garrafas, de um vinho biológico, 100% Trajadura com fermentação e estágio (1 mês) em barrica nova de carvalho francês.

Apresenta uma cor amarela, aberta, límpido e brilhante, e um aroma com maçã, lima, chá verde, alguma madeira presente e notas fumadas, num conjunto fresco e agradável. Um vinho encorpado, fresco, de traço mineral, com alguma cremosidade e fruta delicada, um branco seco, equilibrado, polido. Uma estreia muito interessante, que vale a pena conhecer.

Avinhado a 28 de Junho de 2016.
#avinhar

Sem comentários:

Enviar um comentário