terça-feira, 14 de junho de 2016

Quinta do Gradil

Jantar de celebração dos 15 anos da Quinta do Gradil



A Quinta do Gradil é uma antiga propriedade, localizada perto de Vilar, junto à Serra de Montejunto, em plena região de Lisboa. Um propriedade histórica, pois já pertenceu ao Marquês de Pombal, e onde a produção de vinho já tem muitos anos.
 
Em 2000, Luis Vieira, CEO do Grupo Parras, adquire a Quinta do Gradil e torna-a no ex-libris do grupo, com a ambição de produzir focado na qualidade. Hoje, é tempo de recordar os primeiros 15 anos desta faceta da Quinta do Gradil, com uma refeição preparada especialmente para acompanhar algumas novidades apresentadas.


A refeição inicou-se com com um creme de batata doce, com perca fumada e folha de ervilha. Um prato algo doce, com a nota fumada da perca bem presente e a dominar o final, com alguma vegetabilidade da folha de ervilha. O vinho seleccionado foi o Quinta do Gradil branco 2015 Chardonnay, um vinho encorpado, ligeiramente amanteigado, com alguma frescura, bom comprimento e persistência, que fez boa companhia ao prato.


Seguiu-se o Bacalhau com salada fresca de pimentos e vinagrette, um prato onde se sentia bem o peixe fresco, e onde a ligação do vegetal com alguma vegetabilidade do Quinta do Gradil branco 2015 Viosinho. Um vinho seco, muito fresco, sensação mineral, com um toque de vegetal, também uma novidade.


Nas carnes, serviu-se um Magret de Pato com puré das Indias e mel da quinta do Gradil. A carne vermelha mal passada e intensa pedia um tinto robusto, mas com alguma frescura, e foi isso que o Quinta do Gradil tinto 2014 Reserva trouxe.


A refeição terminou com uma Pêra, com arroz doce, framboesa e canela, que harmonizou muito bem com a Colheita Tardia da Quinta do Gradil, um vinho doce mas sem exageros, alguma frescura, onde a pêra é um sabor dominante.

Já fora da mesa, foi servido o Quinta do Gradil Aguardente Vínica XO, uma excelente forma de terminar uma refeição.

Os vinhos provados terão nota de prova publicada em breve.

Avinhado a 02 de Junho de 2016.

Sem comentários:

Enviar um comentário