Uma visita à Quinta de Pancas
Trata-se de uma quinta localizada em Alenquer, entre a Serra de Montejunto e a lezíria da margem direita do rio Tejo, na região de Lisboa. Uma propriedade fundada em 1495 que conta com cerca de 50ha de vinha, onde estão plantadas várias castas portuguesas e francesas, brancas e tintas, distribuídas pelos divesos talhões ao longo de toda a encosta.
O mote da visita era a apresentação da nova imagem dos vinhos, mas o dia começou com uma visita às vinhas, descendo toda a encosta com uma cota que vai desde os 40m até aos 280m. As castas são muitas, com destaque para a Cabernet Sauvignon, todas plantadas em solo calcário.
Depois da visita, a prova dos novos vinhos. Foram apresentados os brancos Pancas, Quinta de Pancas e o Quinta de Pancas Reserva Arinto, respectivamente um entrada de gama, o vinho de quinta e o reserva.
Os Pancas são entradas de gama, vinhos simples, fáceis e agradáveis. Os Quinta de Pancas já ambicionam ser um pouco mais, vinhos um pouco mais estruturados e alguma complexidade, agradáveis e com uma excelente relação qualidade / preço. A gama Reseva é destinada a vinhos de gama média-alta, num patamar de qualidade acima da média, mas com preços "controlados". Por fim, os Grande Reserva são a aposta da quinta para voltar a colocar A Quinta de Pancas no topo do que se faz na região e no país.
Os brancos são vinhos frescos, com ligeiro toque mineral. O Arinto Reserva 2014 está muito bem, mas a amostra do 2015 diz que será ainda melhor.
Os tintos são elegantes e também com frescura. Um bom Reserva e um belíssimo "Grande Reserva", ainda em amostra, um outro vinho para acompanhar a sua evolução...
Sem comentários:
Enviar um comentário