sábado, 28 de maio de 2016

Quintas de Melgaço - Novas Colheitas

Novas colheitas e novas referências do produtor Quintas de Melgaço.


Quintas de Melgaço é um empresa fundada por Amadeu Abílio Lopes, um homem da terra que emigrou e se tornou num importante industrial, que mais tarde regressou às suas origens, criou a empresa e depois "entregou-a" aos mais de quinhentos pequenos produtores locais, actuais accionistas da empresa.

O almoço de apresentação decorreu no passado dia 13 de Maio, no restaurante Solar dos Presuntos, em Lisboa. Tudo vinhos à base da casta Alvarinho, da sub-região de Monção e Melgaço, vinhos de perfil mais mineral, alguns de nível muito elevado, que merecem atenção.


Polvo à Galega (na foto), Amêijoas à Bulhão Pato e Lampreia de Escabeche foram as entradas seleccionadas para o QM branco 2015 Vinhas Velhas, um vinho ainda muito jovem, muito fresco, corpo médio, mas com boa boa e boa persistência, muito polivalente à mesa como se veio a comprovar.


De seguida, o prato principal, um luxuoso Arroz de Lavagante, um prato rico, cheio de sabor, com profundidade, a pedir um grande vinho branco, também ele com profundidade e persistência, com intensidade de sabor e frescura, mais encorpado e com alguma untuosidade, tudo o que este QM Homenagem branco 2014 Alvarinho Reserva apresenta. Para mim, uma harmonização que funcionou na perfeição.


Terminamos a refeição com o Pão de Ló com Queijo da Ilha e Misto de Frutas, uma sobremesa não muito doce, que pede um vinho também ele não muito doce. A cremosidade e a sensação doce de brioche deste QM espumante branco 2011 Velha Reserva fizeram muito boa companhia, um espumante bruto que faz boa companhia a sobremesas pouco doces e com frescura para acompanhar queijos.

Avinhado a 13 de Maio de 2016.

Sem comentários:

Enviar um comentário