domingo, 15 de maio de 2016

Monte da Ravasqueira

Já visitou o Monte da Ravasqueira?
 


Uma propriedade familiar, localizada às portas de Arraiolos, na região do Alentejo, pertença da família José de Mello há várias gerações.

Entrar na Ravasqueira é entrar numa propriedade onde se respira vinho, onde se podem ver e sentir 29 parcelas, cada uma única, quer pelas suas castas, quer pelas suas características. São 45 hectares de vinhas, plantadas em solos argilo-calcários, onde actualmente se practica uma "Viticultura de Precisão".


Um local onde é possível visitar uma moderna adega, munida de toda a tecnologia necessária para fazer vinhos também modernos, sem esquecer toda a actividade de Enoturismo, com vários programas de visitas e espaços para refeições com gastronomia regional.


Actualmente, os vinhos da Ravasqueira são vinhos modernos, sem esquecer qual a sua origem (Alentejo), trabalhando também algumas das suas castas tradicionais, apresentando uma vasta gama de vinhos, de diferentes patamares de qualidade e de preço.

A gama começa com a marca Fonte da Serrana (branco e tinto), passando depois para os Monte da Ravasqueira (branco, tinto e rosé), seguido dos monocastas e o reserva. Os topos de gama são o Vinha das Romãs e, num patamar premium, os MR Premium (branco, rosé e tinto).

Na gama dos monocastas, referir que existem aqui algumas referências bastante invulgares no panorama nacional, como é o caso do monocasta Nero d'Avola ou da Sangiovese. Também não muito vulgar por terras alentejanas, o monocasta Alvarinho.

A gama MR Premium são vinhos topo de gama, num segmento premium, com uma qualidade acima da média. De referir que o MR Premium rosé recebeu o Grande Prémio da Escolha da Imprensa 2015, sendo por isso considerado um dos melhores rosés nacionais.


Terminar dizendo que o Monte da Ravasqueira é muito mais do que vinhos, em especial, um lugar onde os arreios e as atrelagens também têm destaque, com um museu particular onde (dizem) está uma das mais importantes colecções privadas.

Um local que merece visita, com tempo, para conhecer e sentir um Alentejo um pouco diferente, onde em ambiente familiar se produz de forma profissional e com qualidade.

Avinhado a 19 de Abril de 2016.

Sem comentários:

Enviar um comentário