quarta-feira, 18 de maio de 2016

Domaine Long-Depaquit 2008 Les Vaucopins

Um Grand Vin de Borgogne, um Chablis Premier Cru do produtor Albert Bichot.
 

Chablis é uma denominação da região da Borgonha, em França, e tem quatro categorias de vinhos: Petit Chablis, Chablis, Chablis Premier Cru e Chablis Grand Cru. Este é um vinho da categoria Premier Cru, a gama imediatamente abaixo da Grand Cru, com origem em Vaucopins, uma espécie de sub-denominação que indica mais especificamente o local.

São vinhos feitos exclusivamente da casta Chardonnay, conhecida localmente como "Beaunois", com pouca madeira envolvida (15% neste caso), com o objectivo de preservar e mostrar a fruta. Já com algum tempo em garrafa, é um vinho que apresenta uma cor amarela, intensa e com tom dourado. O aroma é mineral, fresco e delicado, com notas amanteigadas. Na boca é um branco encorpado, fresco e cremoso, intenso e mineral, com um ligeiro toque amanteigado da madeira, com grande comprimento e boa persistência, com final fresco e ligeiramente cítrico, com alguma fruta branca de caroço, num conjunto dominado pela mineralidade.

Um vinho muito agradável, ainda jovem, mas já dá muito prazer. Consumir a 12 graus (ou mesmo um pouco acima), de preferência, em copo grande.

Avaliação: 17

Avinhado a 10 de Maio de 2016

Sem comentários:

Enviar um comentário