domingo, 28 de fevereiro de 2016

Sra Vinha Velha, afinal qual a sua idade?

Não se pergunta a idade a uma senhora, mas trata-se de uma vinha e não de uma pessoa, portanto, vamos lá saber afinal quantos anos tem.


Um pouco por todo o mundo vinícola, cá dentro e lá fora, há rótulos que ostentam o termo "Vinhas Velhas" / "Old Vines", ou similar. Mas o que é que isso significa?

Uma vinha velha, pelas suas características, tem potencial para produzir uvas de melhor qualidade, pelo que, podem dar origem a melhores vinhos. Para além da qualidade, também se fala de produções mais reduzidas, pelo que, para além da qualidade, também temos de pagar a sua baixa produtividade, tornando assim estes vinhos ainda mais caros.

Sempre que vejo este termo fico curioso, pois como se trata de um termo que não tem regulamentação, pelo menos por cá, nunca sei exactamente o significado desta expressão. Assim, chego sempre à questão: "Mas afinal, qual a idade da vinha "velha"?"

Pois bem, não havendo regulamentação, existe apenas o "bom senso" de quem utiliza o termo. Não há regras, não há idade mínima e não há produção máxima, apenas o suposto "bom senso". Há produtores que colocam a idade das vinhas no contra-rótulo, uma medida que acho que deveria ser obrigatória para quem pretende ostentar esse tipo de termos. Gostaria também que houvesse regulamentação (e respectiva fiscalização) para o mesmo, para que de uma vez por todas, se saiba (minimamente) do que se trata um "Vinhas Velhas"...

Com isto, pretendo chamar a atenção para esta aparente lacuna da regulamentação, para que, não se compre qualquer "Vinhas Velhas" só que é mencionado no rótulo. Para minha defesa, devo dizer que, gosto muito de alguns vinhas velhas, e acredito que de facto, podem dar origem a grandes vinhos. Como tudo na vida, há que os conhecer e "separar o joio do trigo"...

Boas provas, com ou sem vinhas velhas!

1 comentário:

  1. Luís, passei por aqui e gostei. Especialmente deste texto sobre a Vinha Velha. Sucessos!

    ResponderEliminar