domingo, 21 de fevereiro de 2016

7 Dicas para escolher vinhos velhos

Gostaria de comprar vinhos "velhos", mas tem receio. Veja aqui 7 dicas para o ajudar a escolher vinhos velhos. 




1. Nível da garrafa
Tenha em atenção o nível de vinho da garrafa. Coloque a garrafa de pé e veja o nível do vinho. Se não estiver num nível normal (algures no gargalo da garrafa),  suspeite, pelo que, prefira sempre as garrafas com um bom nível.

2. Limpidez
Mais fácil de ver nos vinhos brancos, mas tente perceber se o vinho está límpido. Se estiver turvo, poderá não ser um bom indicador.

3. Cor
Analisar a cor também é importante, sendo que, com as garrafas escuras, trata-se de uma tarefa muito complicada. Se a cor estiver muito oxidada (tons castanhos para os vinhos brancos ou tons tijolo para vinhos tintos), poderá ser sinal de envelhecimento. 

4. Condições de conservação 
O vinho pode ser óptimo e cheio de potencial de envelhecimento, mas se não tiver boas condições de conservação, não irá resistir por muito tempo. A Temperatura (constante a 12-14 graus), humidade (70%), luz (ausência de luz solar directa) e ausência de cheiros são fundamentais, pelo que, se o vinho estiver não estiver guardado com estas condições, poderá já não estar bem.
5. Origem 
Uma região mais fresca terá maior apetência para envelhecimento, pelo que, será mais provável encontrar vinhos em bom estado com origem em regiões mais frescas, como Dão, Bairrada ou Vinho Verde. Não invalida que não haja bons exemplares de regiões mais quentes, há sempre excepções...

6. Histórico do produtor e do vinho
Há casos de produtores que têm um bom registo de vinhos feitos para guarda, pelo que, se é habitual em determinada casa os seus vinhos terem longevidade, então, será um excelente indicador. Mas não é tudo, pois no portfolio de vinhos do produtor, nem todos serão feitos para guarda, ou terão o mesmo potencial de envelhecimento...

7. Curiosidade 
Seja um vinho de um ano "especial", por ser uma colheita de excelência ou simplesmente a data do nosso aniversário, seja um vinho de uma região que ainda não conhecemos ou que sabemos que terá mais potencial, uma casta que nunca provou ou que gostaríamos de perceber se evolui, motivos não faltam, por isso, desafie-se a provar vinhos diferentes, descubra novos sabores e combinações, mas sobretudo, divirta-se!

Boas provas!

2 comentários:

  1. Boa noite Luis, realmente ultimamente os vinhos velhos têm-me dado mais entusiasmo e prazer, e vê-se algumas garrafeiras a veder esses vinhos a preços convidativos, o e-leclerc recentemente despachou os seus vinhos velhos a baixo preço dos quais destaco:
    Caves Santa Marta Touriga Nacional 2008(um touriga de eleição) excelente em todos os aspectos, no melhor momento e veja-se...com 15% de alcool...estes dias comperi um cister da ribeira tinto 2007 a 2,69€ e pelas indicaçoes que vi ainda está bom(vinho de media gama); serras de lá touriga nacional 2002(marca do e-leclerc com chanchela da quinta da falorca implesmente maravilhoso)sociedade encosta do douro reserva 2005 a 2,99€ e bastante bom ainda;entre outras boas surpresas...mas é dificil olhar para o conteudo e ver o estado do vinho, mas uma das coisas que tenho tendencia a olhar é a espuma...se é cor ruby ainda de resto é a sorte...
    Cumps

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Rui,
      Eu também ando a provar vinhos "velhos" com algum entusiamo. Gosto de ver os que aguentam a prova do tempo. Quanto a boas compras, é verdade que elas andam aí, principalmente de regiões menos mainstream :) Quanto a ver o estado, não esquecer que não há só tintos... Obrigado pelo comentário o boas provas!

      Eliminar