segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Prova 50 anos Quinta dos Malvedos

Uma prova "vertical" Vintage da Quinta dos Malvedos 



A Quinta dos Malvedos é uma das emblemáticas quintas da Graham's, uma prestigiada casa de Vinho do Porto.


Uma prova de Porto Vintage, desde 1965 até 2014 (ainda amostra), que mostra o perfil da casa, desta quinta em particular e da evolução deste tipo de vinhos.


- Quinta dos Malvedos 1965 Porto Vintage
O vintage mais antigo em prova, com uns fantásticos 50 anos de idade, que apresenta uma cor castanha aberta, com nuance vermelha, cheio de brilho e de vida. Aromático, com fruta cristalizada, sugestões mentoladas e aroma de "garrafa", tudo muito agradável.

Untuoso, encorpado, fresco, macio, embora com algum tanino ainda presente. Amplo, persistente, cremoso, é um belíssimo e muito agradável Vintage "velho", ainda com força para continuar a envelhecer…

- Quinta dos Malvedos 1976 Porto Vintage
Cor acastanhada, com tom avermelhado. Aromático, mentol, algum caramelo e notas químicas a sugerir iodo, num conjunto agradável e interessante. Elegante, fresco, ainda com tanino bem presente, com final muito persistente e intenso.

- Quinta dos Malvedos 1982 Porto Vintage
Cor ruby aberta, com tom acastanhado. Aromático, practicamente sem fruta vermelha, com notas de fruto seco e sugestões químicas. Muito fresco, elegante, cheio de tanino a conferir estrutura e garra. Amplo, seco e muito persistente, é um "jovem" que já de perfil "velho".

- Quinta dos Malvedos 1986 Porto Vintage
Cor ruby, muito profundo, com ligeiro tom castanho, cheio de brilho. Aromático, ainda cheio de fruta, conjugada com notas de mentol. Untuoso, boa frescura, mentolado e com algum chocolate a envolver a fruta vermelha e preta, muito concentrado e intenso. Amplo e de grande persistência, é um grande Vintage, que ainda terá muitos e longos anos pela frente…

- Quinta dos Malvedos 1995 Porto Vintage
Cor ruby intensa, com ligeiro tom acastanhado. Pouco aromático, fruta em passa, concentrado, notas de chocolate, sugestões especiadas. Muito fresco, elegante, fruto tostado, amplo e muito persistente. Untuoso e concentrado, começa já a entrar no perfil de Vintage "velho", muito agradável e grande elegância.

- Quinta dos Malvedos 1999 Porto Vintage
Ruby com tom acastanhado, intenso e brilhante. Aroma fechado, fruta preta, chocolate, balsâmico e tabaco, é um vintage frutado, com notas mentoladas, fresco e elegante, apesar de ser muito estruturado. Um vintage que começa a ganhar complexidade, que estará na fase de "transição", em evolução, não sendo agora o melhor momento para consumo. Vamos esperar.

- Quinta dos Malvedos 2004 Porto Vintage
Ruby, quase opaco, c/ ligeiro tom acastanhado. Aromático, já com a aguardente perfeitamente integrada, onde predomina a fruta madura, num registo doce e concentrado. Untuoso, concentrado, frutado, fresco e tanino presente, é amplo e com final persistente, com fruta e algum mentol. Este vintage será agora lançado no mercado, e está num óptimo ponto de consumo para quem gosta de Vintage de perfil "jovem".

- Quinta dos Malvedos 2010 Porto Vintage
Amostra. Cor ruby, quase opaco e brilhante. Pouco aromático, doce, com a aguardente bem integrada na fruta e com ligeira sugestão floral. Untuoso, seco, cheio de garra e com tanino muito presente. Amplo e muito persistente, é um vinho concentrado, cheio de fruta, boa frescura, doce mas sem exageros. Um Vintage "jovem", pronto a beber, mas que irá crescer em garrafa.

- Quinta dos Malvedos 2014 Porto Vintage
Amostra. Ruby com tom violeta, opaco. Aromático, cheio de fruta silvestre envolvida pela aguardente ainda bem presente, num conjunto concentrado e profundo. Untuoso, grande concentração, tanino fino bem presente. Uma "explosão" de fruta, muito encorpado, seco e amplo, com final persistente e cheio de garra e fruta. Uma amostra que poderá não ser o lote final.


Uma bela prova de Porto Vintage, uma sessão de aprendizagem e de partilha. Venham mais.

Avinhado a 31 de Outubro de 2015.

Sem comentários:

Enviar um comentário