sábado, 6 de dezembro de 2014

Crónica #2 - Vinho no cinema e cinema no vinho


São cada vez mais as celebridades do cinema a lançar garrafas com nome próprio. O último foi Malkovich, com um vinho que se vende em exclusivo na Bica do Sapato.
Como foi referido na crónica anterior, “Tempo de Celebrar”, é frequente a presença de vinho na indústria cinematográfica, ou seja, o vinho no cinema. E o cinema no vinho, será possível?

Tem sido frequente o surgimento de casos de celebridades do cinema, principalmente atores e realizadores, envolvidos na indústria do vinho. Tiram partido da imagem e popularidade para projetarem os seus vinhos e os seus projectos, transformando os nomes em marcas que potenciam os seus vinhos. São os casos de António Banderas (Anta Banderas, Ribera del Duero, Espanha), Sam Neill (Two Paddocks, Central Otago, Nova Zelândia), Gérard Depardieu (Château de Tigné, Anjou, França), Francis Ford Coppola (Francis Ford Coppola Winery, Califórnia, EUA) ou Brad Pitt e Angelina Jolie (Château Miraval, Provence, França) 

O mais recente caso é o de John Malkovich, que possui uma vinha com cerca de 10 ha na região de Vaucluse, França, onde tem plantadas as castas Pinot Noir e Cabernet Sauvignon. Os seus vinhos foram apresentados em Novembro, no restaurante Bica do Sapato, onde tive o prazer de almoçar com o próprio e conhecer os seus novos vinhos.

Mas o que leva estas celebridades ao mundo do vinho? Paixão? Negócio? De certeza que as motivações serão muitas e variadas, mas para mim, o mais importante é a qualidade dos vinhos produzidos e não quem os produz. 

Os fãs do Malkovich que pretendem provar os seus vinhos LQLC, Pinot Noir e o Cabernet Sauvignon terão de se deslocar ao restaurante Bica do Sapato, em Lisboa, pois os vinhos são um exclusivo da casa, curiosamente os únicos vinhos estrangeiros na carta de vinhos do restaurante.

Crónica publicada na New in Town a 5 de Dezembro de 2014.

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