São cada vez mais as celebridades do
cinema a lançar garrafas com nome próprio. O último foi Malkovich, com
um vinho que se vende em exclusivo na Bica do Sapato.
Tem
sido frequente o surgimento de casos de celebridades do cinema,
principalmente atores e realizadores, envolvidos na indústria do vinho.
Tiram partido da imagem e popularidade para projetarem os seus vinhos e
os seus projectos, transformando os nomes em marcas que potenciam os
seus vinhos. São os casos de António Banderas (Anta Banderas, Ribera del Duero, Espanha), Sam Neill (Two Paddocks, Central Otago, Nova Zelândia), Gérard Depardieu (Château de Tigné, Anjou, França), Francis Ford Coppola (Francis Ford Coppola Winery, Califórnia, EUA) ou Brad Pitt e Angelina Jolie (Château Miraval, Provence, França)
O
mais recente caso é o de John Malkovich, que possui uma vinha com cerca
de 10 ha na região de Vaucluse, França, onde tem plantadas as castas
Pinot Noir e Cabernet Sauvignon. Os seus vinhos foram apresentados em
Novembro, no restaurante Bica do Sapato, onde tive o prazer de almoçar
com o próprio e conhecer os seus novos vinhos.
Mas o que
leva estas celebridades ao mundo do vinho? Paixão? Negócio? De certeza
que as motivações serão muitas e variadas, mas para mim, o mais
importante é a qualidade dos vinhos produzidos e não quem os produz.
Os
fãs do Malkovich que pretendem provar os seus vinhos LQLC, Pinot Noir e
o Cabernet Sauvignon terão de se deslocar ao restaurante Bica do
Sapato, em Lisboa, pois os vinhos são um exclusivo da casa, curiosamente
os únicos vinhos estrangeiros na carta de vinhos do restaurante.
Crónica publicada na New in Town a 5 de Dezembro de 2014.
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