segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Jantar Vínico - Restaurante Apicius, Lisboa


No passado dia 28 de Novembro de 2014 realizou-se um jantar vínico, co-organização do Restaurante Apicius e do Wine Club Portugal. Um jantar com casa cheia, animado e onde a gastronomia e os vinhos estiveram em destaque.

O menu foi constituído pelos seguintes pratos:

- Couvert: Pão de Mafra com manteiga de amêndoa, manteiga de alface e bolachas de água e sal com sementes de abóbora, acompanhado por um Quinta do Poço do Lobo espumante branco 2012 Arinto & Chardonnay.



Um espumante jovem, fresco e cítrico, com bolha fina, seco e persistente. Ideal para aperitivo, como foi o caso, e que também serviu para fazer companhia à entrada, balanceando a gordura e untuosidade das manteigas com a frescura do espumante.

- Entrada: Creme de cogumelos e foie-gras com avelãs caramelizadas e azeite de trufa, acompanhado por um Fungus branco 2011 Vindima Tardia.



Um prato intenso de sabores, gordo e crocante, a pedir um vinho de grande acidez para balancear a gordura, ao mesmo tempo que se equilibra a untuosidade do vinho doce com a textura cremosa do creme. Ambos intensos, onde o açucar do vinho faz um contraste interessante com os sabores terrosos dos cogumelos.

- Primeiro Prato: Corvina na brasa com caldo de carne, ostras e salicórnia, a acompanhar um Bucellas e Collares branco 2007 Edição do Centenário.



Um prato de peixe, com muito sabor a mar, textura cremosa e com a estrutura do caldo de carne. Foi escolhido um vinho único, que tem como principais características a sua frescura e salinidade. Um branco estruturado, que pode acompanhar peixes de maior porte e de maior confecção com foi este caso. Boa intensidade e persistência de ambos os elementos, que harmonizaram muito bem.

- Segundo Prato: Barriga de Porco com puré de beterraba, espináfres e crumble de cacau, a acompanhar um Fonte de Gonçalvinho tinto 2010 Reserva Inconnu.



Um prato intenso, ligeiramente adocicado pelo cacau, marcado pela beterraba. A pele tostada confere uma textura crocante, com um toque de pimentas a dar mais vida ao porco, balanceado pela acidez dos espinafres. Neste caso, foi sugerido um vinho encorpado, com estrutura e intensidade para aguentar estes sabores pesados e intenso, com frescura e ligeira mineralidade para ajudar a balancear a gordura e com fruta presente, a ligar bem com o cacau. Um vinho persistente e prolongado, tal como este prato.

- Sobremesa: Mousse de Chocolate e especiarias com café e gelado de flor de sal, acompanhado por um Quinta do Javali porto 2008 LBV. 



Mousse intensa e bem densa, com as especiarias a apimentar o chocolate e um fundo de café a conferir mais complexidade ao sabor, onde o gelado de flor de sal ajuda a intensificar estes sabores, ao mesmo tempo de confere alguma frescura ao conjunto. O vinho, encorpado, ligeiro tanino para dar mais textura e estrutura, com fruta presente num fundo ligeiramente vegetal. Intenso e persistente, foi uma excelente companhia para esta mousse de chocolate.

Sem comentários:

Enviar um comentário