terça-feira, 16 de dezembro de 2014

O Bacalhau vai com branco ou com tinto?





O bacalhau é um peixe muito típico na gastronomia portuguesa, sendo utilizado em milhares de pratos, confeccionado de diferentes maneiras. Esta diversidade faz com que não seja fácil pensar numa harmonização com bacalhau, pois levanta-se logo a questão: Que prato de bacalhau?

Com o aproximar do Natal, e sendo o bacalhau uma presença quase obrigatória, interessa saber qual o melhor vinho para o acompanhar.

Assumindo que se trata do típico bacalhau cozido, com batata e couve cozida, é um prato onde o bacalhau não ganha grande intensidade de sabor, tal como a batata cozida. O ovo cozido adiciona sabor e untuosidade de textura, e as couves, para além de uma grande acidez, adicionam também sabor. Por fim, é hábito o prato ser regado com azeite, o que lhe confere mais untuosidade, gordura e acidez.

Como harmonizar? Sugiro um vinho branco, com estrutura, acidez média a elevada, com alguma intensidade e persistência. Vinhos com estas características devem ser servidos em copos de vinho branco grandes, e deverá ser consumido a 12', por isso, nada de baldes de gelo... 

Sugestões:

Um vinho da Beira Interior, 100% Chardonnay, com estágio em barricas de carvalho francês. Uma pequena produção, de um branco com estrutura e marcado pela madeira, a um preço muito acessível.

Da Bairrada, um branco da quinta emblemática das Caves São João. Um lote que junta a frescura do arinto com o corpo do Chardonnay. Belíssimo vinho, uma produção muito exclusiva, e que poderá guardar ainda por muitos anos.

- Druida branco 2012 16.95€
Um 100% Encruzado, do Dão, com estágio carvalho francês. Um vinho com estrutura e frescura,  elegante e excelente companhia à mesa. Uma produção muito reduzida, com disponibilidade muito limitada.

2 comentários:

  1. Já tive oportunidade de acompanhar o belo do bacalhau cozido "com todos" com branco e com tinto. Aceito e concordo com os argumentos sugeridos, no entanto e na minha opinião este prato "marcha" com tinto!

    ResponderEliminar
  2. dá para ambos, se bem escolhidos!

    mas um detalhe: o ovo cozido - eu sou daqueles gulosos que deixam o ovo cozido para o fim, por isso no meu caso não há problema.

    mas para quem vai comendo o ovo aos poucos, tem que ser branco. é contra indicação para tintos! não há salvação para a dupla tinto + ovo cozido.

    ResponderEliminar