segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Almoço vínico em Vale de Fornos, região do Tejo


No passado mês de Outubro o produtor Vale de Fornos, da região do Tejo, apresentou algumas das suas novidades e preparou um almoço com sugestões de harmonização para os seus vinhos. 

A refeição foi preparada pelo Chef Rodrigo Castelo, da Taberna Ó Balcão, localizada em Santarém.

- Entrada: Codorniz frita com maça bravo de esmolfe, harmonizado com o Vale de Fornos branco 2012.



Um prato de carne ligeira, bem temperada, com alguma gordura, um ligeiro caramelizado e onde a maça confere alguma acidez e equilibrio ao prato. Um vinho com estrutura suficiente para o prato, onde a sua frescura ajuda a balancear a gordura e onde o toque de madeira que o vinho tem harmoniza bem com o a amêndoa presente no prato.

- Prato Peixe: Lombos de Fataça com arroz de berbigão, harmonizado com o Vale de Fornos branco 2012.



A versatilidade deste branco é perfeitamente mostrada neste prato, com a sua frescura a balancear a gordura do frito do panado. Nivelamento de intensidade e persistência, a mostrar que é possível fazer bons pratos apenas com os produtos da região.

- Prato de Carne: Rabo de Toiro estufado a baixa temperatura, com cebola confitada em vinho tinto e com puré de favas e hortelã, a acompanhar o Quinta Vale de Fornos tinto 2012 Syrah.



Um prato muito interessante, intenso, cheio de texturas. Aqui seria necessário um vinho com estrutura, macio, frutado, como é o caso deste Syrah.

- Sobremesa: Cheesecake de cacau, 5 pimentas e sal e Cheesecake de requeijão, chocolate negro e doce de abóbora com as suas pevides, acompanhado pelo Quinta Vale de Fornos tinto 2012 Syrah.



Foi sugerido ao produtor a criação de vinhos mais vocacionados pera sobremesas, um fortificado e talvez um colheita tardia, mais indicados para acompanhar estes cheesecakes, onde o de requeijão brilhou.

4 comentários:

  1. Já experimentei uma colheita tardia de tinto da QUINTA VALE DE FORNOS ainda por engarrafar, extraordinária! Que inveja de não ter estado presente neste jantar... Parabéns Quinta Vale de Fornos e Taberna Ó Balcão, duas grandes casa do Ribatejo!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora eu é que fico com inveja porque nunca provei uma colheita tardia da Quinta Vale de Fornos...

      Eliminar
  2. Obrigado pelo o comentário! Está para breve o QVF Colheita tardia.
    http://www.quintavalefornos.com/

    ResponderEliminar